Agitação e Mistura

Processos industriais para produtos químicos

Muitos processos químicos onde utilizam misturadores industriais e agitação necessitam de mistura de fluidos. A mistura é parte integrante de processos químicos ou físicos como a dissolução, dispersão, suspensão, emulsificação, transferência de calor e reações químicas por meio agitadores. Nestes processos podem incluir mistura líquido – líquido, gás – líquido ou sólido – líquido.

Muitas pessoas entendem mistura e agitação como sendo sinônimos, entretanto, a agitação é um termo utilizado para movimentar um líquido quando colocado em um recipiente e utilizado um agitador. O processo de mistura (misturador) ocorre quando é adicionado àquele recipiente outro líquido, sólido ou gás.

São características desses processos: (agitador e misturador) mistura de líquidos miscíveis ou imiscíveis, dissolução de sólido em líquido, dispersão de gás em líquido, agitação de fluido para aumentar a transferência de calor entre o fluido e a jaqueta, suspensão de finas partículas sólidas em líquido, dentre outros.

Para que esses processos ocorram, é necessário estabelecer alguns fatores para obter excelentes resultados às aplicações de misturador industrial, como o tipo e diâmetro do impelidor / impulsor, velocidade de operação, bem como as propriedades físicas da mistura. Um parecer técnico é essencial para analisar as características do misturador ou agitador para a preparação dos fluidos, permitindo a redução de custos e agilidade na operação sem desperdícios.

Para uma maior agilidade sempre é recomendado utilizar uma bomba de transferência dos fluidos, tendo em vista que tenham outros processos após a mistura como: a filtragem por meio de bombas filtro tipo disco, onde este é utilizado para reter pequenas partículas de sólidos ou casos que tenha uma maior quantidade de sólidos, pode ser utilizado o filtro prensa que utiliza placas 630X630 mm com câmaras com poder de retenção de até 10 litros de sólidos compactados.

Em todos estes fatores, a Bombetec disponibiliza uma variedade de equipamentos industriais: bombas químicas, bombas de transferência, bombas termoplásticas, misturadores, agitadores e sistemas de filtragem, entre outros equipamentos industriais de forma a aperfeiçoar o processamento dos produtos. É válido ressaltar que mesmo diante dos modelos de equipamentos disponíveis sempre será dimensionado conforme a necessidade do projeto.

Os agitadores, misturadores e outros equipamentos industriais disponíveis em catálogo também podem ser desenvolvidos conforme a necessidade do cliente, sempre se preocupando com um baixo custo e ganho de produtividade.

A Bombetec é voltada para a fabricação de bomba centrifuga, bomba dosadora, bomba filtro, filtro prensa, agitadores, tanques de processo e outros equipamentos para manuseio de produtos químicos em geral.

Nasceu com a necessidade do mercado com objetivo de respeitar e atender as reais expectativas dos clientes, não somente vendendo equipamentos, e sim, soluções que trouxessem ganhos de produtividade com redução de custo e manutenção.

Tim (11) 94866-0958 | Claro (11) 98961-2743 | Fixo - (11) 4044-4546/4044-4553

Av. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2569 - Jd. Ruyce (Serraria), Diadema - São Paulo, 09981-360

emails: bombetec@bombetec.com.br / vendas@bombetec.com.br

Tecnologia Code Plus