Bombas dosadoras

As bombas dosadoras são equipamentos extremamente importantes em setores industriais que necessitam o controle de dosagem de determinados produtos químicos, em sua maioria de características agressivas tanto para a saúde humana quanto para a integridade dos componentes que compõem o equipamento de dosagem. Sendo assim as bombas de diafragma são excelentes escolhas quando se trata de manuseio de produtos químicos agressivos.

Tecnicamente falando, as bombas de diafragma são muito semelhantes às bombas de pistão, quanto ao princípio de funcionamento. O movimento alternativo de um êmbolo em contato com uma membrana que pode ser de metal, borracha ou plástico, associado a uma válvula fazem com que no recuo do diafragma o fluido a ser dosado seja sugado e o avanço do diafragma promove a descarga do fluido. Este controle de sucção e descarga é feito por válvulas que alternadamente abrem e fecham permitindo que o fluido seja bombeado.

Os materiais que constituem as bombas dosadoras devem ser apropriados para o tipo de fluido que serão aplicadas, podendo ser PP (polipropileno injetado), PTFE (Politetrafluoretileno), PVC, UHMW (Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular), com opções de um, dois, três, quatro, cinco e seis cabeçotes com regulagens independentes e vazões de 10 a 300 litros/hora com pressão de 5,0 bar. A vazão é determinada antes da compra da bomba, definindo assim a velocidade do redutor de velocidade. Ela pode ser também controlada eletronicamente com a instalação de um inversor de frequência ao motor elétrico.

Por se tratar de um equipamento para bombeamento de produtos agressivos, medidas preventivas de segurança devem ser tomadas na instalação e no manuseio do equipamento, tais como fazer uso de equipamentos de proteção individual conforme o tipo de produto químico utilizado, em caso de manutenção efetuar o sangramento e garantir que todo o fluido seja expelido das câmaras de bombeamento, disponibilizar a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) do produto aplicado no equipamento, para saber como deve ser feito o procedimento de limpeza da bomba e em caso de acidente, como efetuar os primeiros socorros.

Tim (11) 94866-0958 | Claro (11) 98961-2743 | Fixo - (11) 4044-4546/4044-4553

Av. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2569 - Jd. Ruyce (Serraria), Diadema - São Paulo, 09981-360

emails: bombetec@bombetec.com.br / vendas@bombetec.com.br

Tecnologia Code Plus