Funcionamento e aplicação do Filtro Prensa

O filtro prensa é uma tecnologia de filtragem bastante utilizada e requisitada, tendo seu uso presente em dados históricos relacionados à produção de cerâmicas e vinhos. Este tipo de equipamento está associado a processos em que a busca por uma elevada concentração de sólidos ou elevado desempenho no processo de separação sólido-liquido são imprescindíveis, além de um processo de remoção de resíduos e manutenção rápido e prático são necessários.

O principio de funcionamento do filtro prensa é baseado na separação de sólido e líquido através de um conjunto de placas de 630×630 mm ou 400×400 mm revestidas pelo elemento filtrante. A suspensão é bombeada para dentro do filtro através de bombas de alta pressão (bombas pneumáticas, bomba helicoidal), resultando em sólidos retidos pelas lonas filtrantes, a parte filtrada escoa através dos dutos e é direcionada para fora do filtro.

A forma construtiva do filtro prensa se dá através do agrupamento de várias placas de polipropileno injetado reforçado de alta resistência, apertadas umas às outras firmemente, através de uma prensa hidráulica. Estas placas sustentam uma lona (o elemento filtrante) sobre cada lado de cada placa, podendo ser circulares, quadradas, verticais, horizontais, com depressões ou planas. Após as placas de filtro prensa estiverem devidamente agrupadas e prensadas, a bomba injeta o produto a ser filtrado com pressão aumentada, atingindo as placas de filtro prensa e, por um processo de filtragem por tamanho (as partículas a serem retidas são maiores que os orifícios do elemento filtrante), vão acumulando o material de interesse de retenção nas câmaras.

Assim que as câmaras do filtro prensa são saturadas (a saturação pode ser identificada pelo aumento da pressão dentro do sistema, utilizando-se instrumentos de medição de pressão), o sistema de bombeamento é desligado e afastando-se das placas de filtro prensa através do sistema hidráulico para a remoção do material e o sistema é novamente fechado para um novo ciclo. O filtro prensa oferece grandes vantagens como o baixo custo, a simplicidade e robustez, além de não requerer manutenção complexa. O filtro prensa é amplamente utilizado nas indústrias alimentícias, petroquímica, em estações de tratamento de efluentes (ETE), estações de tratamento de esgoto (ETA), indústria de cerâmicas, indústria de argilas, no tratamento de efluentes de indústrias panificadoras, na substituição de leito de secagem, indústria farmacêutica, entre outras.

Em estações de tratamento de efluentes e estações de tratamento de esgoto é necessária a instalação de uma bomba balsa com a finalidade de fazer a transferência para o sistema onde ocorrerá a filtragem. A bomba balsa é muito importante para recircular todo o produto que é colocado nos piscinões para ter movimento e oxigenação.

Tim (11) 94866-0958 | Claro (11) 98961-2743 | Fixo - (11) 4044-4546/4044-4553

Av. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2569 - Jd. Ruyce (Serraria), Diadema - São Paulo, 09981-360

emails: bombetec@bombetec.com.br / vendas@bombetec.com.br

Tecnologia Code Plus