Manuseio de Produtos Químicos

Nas indústrias químicas é muito comum encontrar produtos químicos extremamente agressivos, como é o caso dos ácidos sulfúrico, muriático, clorídrico, acético, fluorídrico, nítrico, dentre outros. Em transportadoras, é comum a utilização de bombas para descarregar produtos químicos de caminhões, como sulfato de alumínio, hipoclorito de sódio, soda cáustica, dentre outros.

Estes produtos devem ser manuseados com muita cautela e sempre utilizando os EPIs com toda a segurança e tomando muito cuidado. O operário responsável por estes produtos deve ser bem treinado e ter sempre disponível os EPI’s necessários para executar todo o trabalho com a substância de alta periculosidade. A análise de risco deve ser efetuada e nela conter quais equipamentos e como deve ser executada a atividade, de forma a preservar a vida e a saúde do operador.

Desta forma, quando a atividade envolve produtos de alta periculosidade, os equipamentos utilizados no manuseio deles devem ser cuidadosamente avaliados e apropriados para o tipo de substância que estes equipamentos vão processar, cumprindo exatamente todas as necessidades e requisitos de segurança especificados na FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e na JSA (Analise de Risco de Trabalho). E para atender todas estas exigências, a Bombetec fabrica bombas para transferência para vários tipos de produtos químicos.

Estas bombas devem ser fabricadas capazes de suportar as características do produto em que são aplicadas, ter mecanismos de vedação extremamente eficientes e seguros e serem de fácil manuseio, transporte e instalação. Sendo assim, o sistema de bombeamento pode ser fabricado em PP (Polipropileno Injetado), PVC, PTFE, PE (Polietileno), PVDF, UHMW. A vedação do rotor pode ser feita através de selagem hidrodinâmica que, ao mesmo tempo em que o liquido é bombeado, também seja realizada a vedação, impedindo que vazamentos ocorram durante o bombeamento do produto; através de selos mecânicos especiais (com conjunto metálico em aço inox 304, aço inox 316, titânio, hastelloy, e com faces de cerâmica com grafite, silício, tungstênio e os elastômeros de vedação em buna, viton, EPDM, silicone e PTFE), que permitem a instalação na horizontal; Ou dupla selagem, trabalhando com a selagem hidrodinâmica, durante o bombeamento, associada à selagem mecânica, fazendo a vedação quando desligado o equipamento.

Tim (11) 94866-0958 | Claro (11) 98961-2743 | Fixo - (11) 4044-4546/4044-4553

Av. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2569 - Jd. Ruyce (Serraria), Diadema - São Paulo, 09981-360

emails: bombetec@bombetec.com.br / vendas@bombetec.com.br

Tecnologia Code Plus